Aula 1 - Árvore dos sonhos (Google slides)

Continuando as minhas experiências utilizando a metodologia de ensino híbrido nas minhas aulas de projeto de vida, hoje (23/04) iniciei outra sequência didática com o tema "Árvore dos sonhos". Este é um ponto alto do ano, pois os alunos param para refletir sobre a importância de nutrir e desenvolver os sonhos. Tive uma ajuda da minha companheira de disciplina, a professora Leidiani Arpini. Foi ela que desenvolveu o plano das aulas desta sequência. Eu somente adaptei algumas coisas para continuar a trabalhar de forma híbrida as minhas aulas. Desde já, quero deixar relatado aqui que tenho receio de que diante de tanta informação e ferramentas tecnológicas, os alunos se sintam perdidos e os trabalhos desenvolvidos sigam o mesmo caminho. Por causa deste receio, comecei a refletir sobre um lugar para centralizar todos os trabalhos e trazer uma interação maior para os alunos. Um lugar em que os alunos possam acompanhar todos os trabalhos desenvolvidos e que também tenham a possibilidade de trabalhar coletivamente. Pensando nisso, decidi testar nas minhas aulas de inglês o google classroom para fazer algumas avaliações de forma diferenciada. Desta forma, o meu próximo texto será sobre estas experiências. Espero que não fique confuso a ida e vinda entre as aulas de inglês e projeto de vida. Como o assunto aqui discutido não é o assunto da aula em si, mas a forma com que foram abordados; creio que não terei problemas com confusões.

Plano de aula

Este plano se inicia com uma aula de transição entre temas. É fácil fazer uma ligação entre o tema da aula anterior com o desta aula, pois ambos falam indiretamente sobre a mesma ideia. A sequência sobre o sentido da vida pode ser facilmente relacionado com os sonhos e desejos dos alunos. Sendo assim, vale a pena discorrer um pouco mais sobre o assunto e amarrar bem estas duas ideias.

A aula começou com um diálogo sobre o que foi desenvolvido durante as três últimas semanas. Eles relataram o que produziram e entenderam durante as aulas anteriores. Fiz vários questionamentos para ter certeza sobre o que conseguiram captar em relação ao tema. Esse resgate na memória dos alunos foi necessário, pois eles tiveram que fazer o PDCA (não sabe o que é isso?) da sequência didática. Esta avaliação é extremamente importante para mostrar conseguirmos enxergar as aulas pelos olhos dos alunos e fazer uma avaliação multidirecional. Para fazer esta avaliação, eu utilizo um formulário impresso, mas já tenho refletido sobre a possibilidade de dinamizar esta tarefa com algum sistema virtual. Talvez um formulário no google forms ou uma um simulador de urna eletrônica. Abaixo, segue o modelo que ainda utilizo.


  • Ficha do PDCA preenchido pelos alunos. 




Ainda fazendo o resgate da temática anterior, projetei uma apresentação de slides na TV contendo algumas tarefas que iriamos fazer durante a aula. O google slides projetado em uma smartTV ou no chromecast pelo celular dá a possibilidade de criar um link para envio de perguntas ou comentários pela internet. Aproveitei este link, abri a página no computador da sala de projeto de vida, no meu tablet e no meu celular. Com os alunos separados em grupos, entreguei uma pergunta para cada e dei cinco minutos para que eles, baseado no que viram até o momento sobre o sentido da vida, entrassem em um consenso e a respondesse em poucas palavras. Ao término do tempo, um representante de cada grupo teve que ir ao computador ou acessar o link pelo celular e digitar a pergunta e a resposta do grupo. Mostrei um vídeo muito interessante sobre o assunto que possui uma ideia formada (note que é a primeira vez que apresento uma ideia já estabelecida sobre o tema). Após o vídeo, eles tiveram que analisar a própria resposta e decidir se mudariam algo ou não. Projetei cada resposta deles na TV e eles tiveram que comentar o motivo de cada uma delas. Até agora, a todo momento, utilizei alguma ferramenta tecnológica para me apoiar. A partir daqui, comecei a temática sobre "A árvore do sonho" em que uma folha contendo o desenho de uma árvore impressa foi entregue. Dizemos um debate e relacionamos cada parte da árvore com o caminho que trilhamos até conquistar os nossos sonhos. Finalizamos pintando a árvore e desenhando lindos frutos nela. Estes trabalhos físicos foi colocado no portfólio individual de cada aluno.

Apresentação projetada

Aula 1 - Árvore dos sonhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1 - Minhas fontes de significado e o sentido da vida (Grupos Interativos)

Pausa para o Google Classroom