Aula 1 - Árvore dos sonhos (Google slides)
Continuando as minhas experiências utilizando a metodologia de ensino híbrido nas minhas aulas de projeto de vida, hoje (23/04) iniciei outra sequência didática com o tema "Árvore dos sonhos". Este é um ponto alto do ano, pois os alunos param para refletir sobre a importância de nutrir e desenvolver os sonhos. Tive uma ajuda da minha companheira de disciplina, a professora Leidiani Arpini. Foi ela que desenvolveu o plano das aulas desta sequência. Eu somente adaptei algumas coisas para continuar a trabalhar de forma híbrida as minhas aulas. Desde já, quero deixar relatado aqui que tenho receio de que diante de tanta informação e ferramentas tecnológicas, os alunos se sintam perdidos e os trabalhos desenvolvidos sigam o mesmo caminho. Por causa deste receio, comecei a refletir sobre um lugar para centralizar todos os trabalhos e trazer uma interação maior para os alunos. Um lugar em que os alunos possam acompanhar todos os trabalhos desenvolvidos e que também tenham a possibilidade de trabalhar coletivamente. Pensando nisso, decidi testar nas minhas aulas de inglês o google classroom para fazer algumas avaliações de forma diferenciada. Desta forma, o meu próximo texto será sobre estas experiências. Espero que não fique confuso a ida e vinda entre as aulas de inglês e projeto de vida. Como o assunto aqui discutido não é o assunto da aula em si, mas a forma com que foram abordados; creio que não terei problemas com confusões.
Plano de aula
Este plano se inicia com uma aula de transição entre temas. É fácil fazer uma ligação entre o tema da aula anterior com o desta aula, pois ambos falam indiretamente sobre a mesma ideia. A sequência sobre o sentido da vida pode ser facilmente relacionado com os sonhos e desejos dos alunos. Sendo assim, vale a pena discorrer um pouco mais sobre o assunto e amarrar bem estas duas ideias.
A aula começou com um diálogo sobre o que foi desenvolvido durante as três últimas semanas. Eles relataram o que produziram e entenderam durante as aulas anteriores. Fiz vários questionamentos para ter certeza sobre o que conseguiram captar em relação ao tema. Esse resgate na memória dos alunos foi necessário, pois eles tiveram que fazer o PDCA (não sabe o que é isso?) da sequência didática. Esta avaliação é extremamente importante para mostrar conseguirmos enxergar as aulas pelos olhos dos alunos e fazer uma avaliação multidirecional. Para fazer esta avaliação, eu utilizo um formulário impresso, mas já tenho refletido sobre a possibilidade de dinamizar esta tarefa com algum sistema virtual. Talvez um formulário no google forms ou uma um simulador de urna eletrônica. Abaixo, segue o modelo que ainda utilizo.
Ainda fazendo o resgate da temática anterior, projetei uma apresentação de slides na TV contendo algumas tarefas que iriamos fazer durante a aula. O google slides projetado em uma smartTV ou no chromecast pelo celular dá a possibilidade de criar um link para envio de perguntas ou comentários pela internet. Aproveitei este link, abri a página no computador da sala de projeto de vida, no meu tablet e no meu celular. Com os alunos separados em grupos, entreguei uma pergunta para cada e dei cinco minutos para que eles, baseado no que viram até o momento sobre o sentido da vida, entrassem em um consenso e a respondesse em poucas palavras. Ao término do tempo, um representante de cada grupo teve que ir ao computador ou acessar o link pelo celular e digitar a pergunta e a resposta do grupo. Mostrei um vídeo muito interessante sobre o assunto que possui uma ideia formada (note que é a primeira vez que apresento uma ideia já estabelecida sobre o tema). Após o vídeo, eles tiveram que analisar a própria resposta e decidir se mudariam algo ou não. Projetei cada resposta deles na TV e eles tiveram que comentar o motivo de cada uma delas. Até agora, a todo momento, utilizei alguma ferramenta tecnológica para me apoiar. A partir daqui, comecei a temática sobre "A árvore do sonho" em que uma folha contendo o desenho de uma árvore impressa foi entregue. Dizemos um debate e relacionamos cada parte da árvore com o caminho que trilhamos até conquistar os nossos sonhos. Finalizamos pintando a árvore e desenhando lindos frutos nela. Estes trabalhos físicos foi colocado no portfólio individual de cada aluno.
Apresentação projetada
Plano de aula
Este plano se inicia com uma aula de transição entre temas. É fácil fazer uma ligação entre o tema da aula anterior com o desta aula, pois ambos falam indiretamente sobre a mesma ideia. A sequência sobre o sentido da vida pode ser facilmente relacionado com os sonhos e desejos dos alunos. Sendo assim, vale a pena discorrer um pouco mais sobre o assunto e amarrar bem estas duas ideias.
A aula começou com um diálogo sobre o que foi desenvolvido durante as três últimas semanas. Eles relataram o que produziram e entenderam durante as aulas anteriores. Fiz vários questionamentos para ter certeza sobre o que conseguiram captar em relação ao tema. Esse resgate na memória dos alunos foi necessário, pois eles tiveram que fazer o PDCA (não sabe o que é isso?) da sequência didática. Esta avaliação é extremamente importante para mostrar conseguirmos enxergar as aulas pelos olhos dos alunos e fazer uma avaliação multidirecional. Para fazer esta avaliação, eu utilizo um formulário impresso, mas já tenho refletido sobre a possibilidade de dinamizar esta tarefa com algum sistema virtual. Talvez um formulário no google forms ou uma um simulador de urna eletrônica. Abaixo, segue o modelo que ainda utilizo.
- Ficha do PDCA preenchido pelos alunos.
Apresentação projetada

Comentários
Postar um comentário