Aula 1 - Minhas fontes de significado e o sentido da vida (Grupos Interativos)

Introdução e um pouco sobre a metodologia

No dia posterior ao seminário, peguei o plano de aula que tinha feito para a sequência didática "Minhas fontes de significado e o sentido da vida", disposto no material estruturado de Projeto de Vida, e adaptei utilizando a metodologia de ensino híbrido. Organizei a aula em grupos interativos com rotação de estações. Estas aulas foram pensadas para serem desenvolvidas com alunos das séries finais do ensino fundamental, mas podem ser adaptadas para todas as idades. 

Este tipo de organização de aula requer uma boa estruturação e resulta em aulas mais dinâmicas em que os alunos agem de forma autônoma para resolver as atividades propostas. Os grupos foram organizados de forma heterogênea e as mesas viraram estações de trabalho com temas fixos. Eles tiveram um tempo determinado para passar por cada estação, solucionando as tarefas individuais e registrando o progresso. O objetivo desta aula foi iniciar a discussão sobre o tema da sequência sem exigir diretamente que os alunos tirem as próprias conclusões, mas que reflitam a partir de opiniões distintas. 

Fizeram 5 grupos com 6 pessoas cada. As mesas numeradas receberam uma tarefa. Os grupos tiveram 10 minutos para finalizar a atividade e passar para a mesa seguinte. Repetiram isso até passar por todas as estações. As atividades envolveram ações com sentidos globais. Todos unidos levavam os alunos a refletir sobre o sentido da vida e os múltiplos significados que nos envolvem. 

As estações ficaram organizadas da seguinte forma: 

Estação 1: Assistir (em algum aparelho fixado na escola ou disposto pelo aluno) ao vídeo "Bio é vida – Qual é o sentido da vida?” e escrever em um papel o que seria o sentido da vida para o astrofísico Neil deGrasse Tyson.
Estação 2: ​Todos os alunos devem criar um vídeo respondendo de forma curta a frase "Qual é os motivos que me impulsionam no meu dia a dia?"
Estação 3: ​Cada dupla terá uma chance para solucionar a problemática levantada pela dinâmica da Raquel Tessari.
Estação 4: ​Cada dupla deverá entrevistar 2 pessoas aleatórias da escola para obter as seguintes informações: nome completo, idade, função desenvolvida na escola, projeto de vida e responder a pergunta "Para você, qual é o sentido da vida?"
Estação 5: ​As duplas deverão ouvir a música "Fé na luta - Gabriel O Pensador" e escrever no papel em poucas palavras sobre o que a música está falando. Não podem usar um trecho da música para solucionar a tarefa.
Estação 6 (caso necessário): ​Os alunos deverão solucionar o desafio dos 9 pontos

Moral das dinâmicas:

Dinâmica da Raquel Tessari: À​s vezes, nós temos alguns problema que achamos não ter solução. Às vezes, nós não vemos qual é o caminho que temos que tomar e a vida perde o sentido. É importante saber que os problemas tem solução sim. A solução passa pelas mãos daquele que já sabe o que fazer. Sendo assim, ter humildade para entender que precisamos de ajuda às vezes é fundamental para passarmos pelos momentos em que o chão parece ter saído de baixo de nossos pés.

Desafio dos 9 pontos: ​Precisamos entender que mesmo no meio de um problema que a princípio pareça ser impossível de solucionar, sempre há uma resposta. Será necessário sairmos de dentro da caixa para encontrar novas possibilidades; mas, se permanecermos firmes, a vitória é certa.

Abaixo, segue o planejamento feito. Ele teve várias adequações no decorrer do processo. Estas adequações serão discutidas em seguida:


Avaliação

Tive que fazer algumas adequações, pois cada turma segue uma personalidade própria. Elas possuem peculiaridades, habilidades, individualidades e níveis de interação que fazem com que uma aula não seja igual a outra por mais que se siga um planejamento a risca. Em algumas turmas, tive mais sucesso em realizar as atividades como descritas. Outras foram feitas intervenções e adaptações. No geral, tive boas impressões com esse tipo de aula. Principalmente, por fazer com que os alunos trabalhem de forma autônoma no desenvolvimento das atividades. A maioria das intervenções foram feitas em relação ao tempo para o término de cada atividade. Precisei acompanhar alguns alunos mais de perto para que fizessem as atividades. O nível de interesse pela aula sofreu uma melhora significante. Principalmente, por se tratar de uma disciplina da área diversificada. Sendo assim, não possuem notas para avançar de série.

Sei que ainda o híbrido não foi alcançado, pois a essência da metodologia é trazer a autonomia mesclando o real com o virtual, dando a possibilidade ao aluno de continuar os estudos com tarefas direcionadas no extraclasse. Nesta aula, alguns elementos tecnológicos foram introduzidos e pretendo intensificar estas realizações no decorrer com o aprofundamento da temática. 


Aula 1 - Minhas fontes de significado e sentido da vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1 - Árvore dos sonhos (Google slides)

Pausa para o Google Classroom