Pausa para o Google Classroom
A BUSCA
Na minha grande jornada procurando uma boa ferramenta virtual que una simplicidade de acesso, praticidade de atualização, disponibilidade multiplataforma e suporte contínuo, esbarrei com google classroom há um tempo atrás. A princípio, tive algumas ressalvas como: disponibilidade para instituição com domínio próprio (algo um pouco burocrático de conseguir em uma escola pública do meu estado), individualização e disponibilização de email personalizado para cada aluno (o que é uma vantagem do sistema, passa a ser problema em um ambiente sem um setor de TI especializado), alunos que não possuem acesso à internet fora da escola (uma realidade para várias famílias da escola em que atuo). Entretanto, há pouco tempo, o google disponibilizou a possibilidade de utilizar o classroom em outros ambientes que não sejam instituições de ensino. Desta forma, o acesso à plataforma ficou facilitado, pois não é mais necessário adquirir um domínio para utilizar. Basta somente se inscrever com um email padrão google, criar a turma e disponibilizar o código de acesso para os alunos. Eles deixam a observação que é importante a inscrição de instituições de ensino e a aquisição de domínio próprio ao se inscrever, pois isso gera uma maior privacidade de dados, acesso ao GSuite, um maior controle das contas dos alunos e acesso ilimitado a algumas ferramentas exclusivas. O cadastro da escola é algo realmente muito interessante; porém, como estou somente fazendo um teste com a ferramenta, precisei agilizar o processo e fugir da burocracia de adquirir um endereço na internet. Isso me possibilita levar resultados relevantes na hora de solicitar algo ao setor administrativo quando eu for apresentar a proposta ou a abandonar a ideia caso não seja algo realmente relevante para a minha realidade sem ter que prestar contas de um recurso público mal utilizado.
Em suma, após descobrir esta abertura no acesso à plataforma, criei uma turma e um aluno teste para poder conhecer previamente todos os recursos de ambos os lados (professor e aluno). Fiquei realmente satisfeito com o que vi. Percebi a preocupação que tiveram com a sobriedade, a simplicidade e com o suporte. Eu me senti valorizado em perceber que há grandes mentes pensando dia e noite em formas de facilitar, dinamizar e potencializar o meu trabalho, além de acessibilizar as criações aos professores que por muitas vezes são esquecidos. Sendo assim, na sequência, irei falar um pouco sobre a ferramenta em si, como usar e como foi a aula em que eu a apresentei aos alunos.
Pausa para o google classroom - Aula de apresentação
Comentários
Postar um comentário